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Milhões de cristãos são perseguidos ao redor do mundo
por causa de nossa fé. A cada minuto, irmãos e irmãs
enfrentam injustiça, são espancados, aprisionados
ou perdem suas vidas, simplesmente por serem
cristãos. Como seria estar no lugar deles? Hebreus
13.3 nos diz: “Lembrem-se dos que estão na prisão,
como se aprisionados com eles; dos que estão sendo
maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo
maltratados”.
‘Deixe meu povo ir’
Na Eritréia, centenas de cristãos são
mantidos presos em contêineres de
navio. Durante o dia, eles sofrem com
o calor intenso e, à noite, a temperatura
cai de uma forma que pode até
congelá-los. Nós não sabemos o nome
de todos os cristãos que estão presos,
mas podemos orar para que o povo de
Deus possa “ir”.
Na China,
Shi Weihan
, dono de uma
livraria em Pequim, está preso desde
março de 2008. Na prisão, ele é proibido
de ter acesso a qualquer medicamento
para diabetes ou a uma dieta
especial. Relatos dizem que ele
está “irreconhecível”, devido a intensa
perda de peso. A prisão de Shi é ilegal,
pois ele não foi à corte para julgamento,
nem foi oficialmente acusado de
um crime. Sua família está extremamente
preocupada com ele.
Por Samuel Jaberg, swissinfo.ch
Sociólogo e pastor de uma igreja carismática de Neuchâtel (oeste), Olivier Favre analisa o funcionamento de um sucesso global.
Eles eram 52 milhões de fiéis no início do século 20. Hoje são quase meio bilhão. Em um século, os evangélicos conquistaram o mundo. E sua rápida expansão não deve parar tão cedo. O entusiasmo é universal e faz sombra às igrejas tradicionais em todos os continentes do globo. Porém os evangélicos abrem igualmente novos horizontes ao Cristianismo. Um exemplo: estima-se que aproximadamente 100 milhões de chineses foram convertidos nos últimos anos.
Na Suíça os evangélicos também crescem rapidamente. Como em outras partes do mundo, o que domina é a corrente pentecostal ou carismática, importada dos Estados Unidos e que coloca sua ênfase nos milagres e na influência de Deus na vida cotidiana. Olivier Favre, que divide seu tempo entre as funções de pastor de uma igreja carismática e o trabalho de sociólogo de religiões na Universidade de Lausanne, foi o primeiro, em 2006, a ter escrito uma obra completa sobre os evangélicos na Suíça.
Ele não vê contradição no seu papel de observador independente e representante engajado de uma fé. "De forma geral os pesquisadores têm uma base religiosa. Ou então eles vivem em conflito com a religião e desenvolvem um discurso bastante crítico em relação às igrejas", defende. Entrevista swissinfo.ch
Olivier Favre: A primeira força do Pentecostalismo é a ideia que Deus intervém na vida cotidiana das pessoas. De fato, aquelas que vivem em uma situação de precariedade têm mais tendência de se interessar por esse sentido do que as pessoas abastadas. Na nossa sociedade bastante individualizada, marcada pela solidão, a ideia de ter uma relação pessoal com Deus, crer que ele responde às orações, que pode curar as doenças e provocar milagres responde a uma necessidade espiritual. Além disso, a maneira bem moderna de celebrar o culto atrai os jovens.
Essa progressão deve igualmente bastante à imigração e ao surgimento das igrejas chamadas de "étnicas", bem presentes nas cidades. Essas igrejas funcionam como peneiras de entrada para os migrantes africanos e sul-americanos. São de lugares essenciais de apoio. Lá eles encontram também a música e o idioma que lhes lembra do país de origem.
O. F. : Sim, em certo sentido. Nós estamos em uma sociedade individualizada, baseada na emoção e que atribui uma grande importância à procura da identidade. O discurso evangélico se desenvolve e se adapta às necessidades atuais. Ele apoia-se menos no pecado ou na penitência, mas muito mais nas questões de desabafo e desenvolvimento interior. E ele ocorre com ajuda de certos textos bíblicos, onde se estima que a explicação do ser humano venha tanto do lado espiritual como da psicologia.
O. F. : A gente não pode comparar o mercado das religiões com o mercado econômico. O religioso não é uma reprodução da sociedade, pois senão perderia sua essência. Os evangélicos conseguiram, por um lado, construir um discurso crítico face à sociedade, integrando ao mesmo tempo suas conquistas. Por exemplo, os evangélicos insistem fortemente sobre os dons individuais e espirituais. O indivíduo pode se exprimir através dos seus talentos, suas capacidades, pedir a palavra durante os encontros. Nesse sentido, podemos falar de uma adaptação à modernidade.
Para que um movimento religioso tenha sucesso, ele deve ser ao mesmo tempo rigoroso e não fundamentalista. Se ele se adapta demais à sociedade ambiente, ele se esfria, mina a moral dos mais fervorosos e será difícil para ele de sobreviver sem o apoio do Estado. Ao contrário, se o movimento é demasiadamente fundamentalista, ele vai excluir o resto da sociedade e perder em atratividade. Isso é válido para todas as religiões.
O. F. : Nós muitas vezes criticamos os evangélicos de simplificarem sua mensagem ou a realidade. Em parte isso é verdadeiro no que diz respeito à compreensão do Evangelho. A abordagem é simples, a mensagem é clara e direta: para ser salvo, o fiel deve crer em Jesus Cristo. No entanto, na composição sociocultural dos evangélicos, encontramos também intelectuais ou pessoas altamente qualificadas, pessoas que refletem e restituem a complexidade à vida humana.
O. F. : A comparação com os Estados Unidos é delicada. Os evangélicos europeus são em sua grande maioria hostis à política da administração Bush e à guerra no Iraque. Nas pesquisas de opinião realizadas na Suíça, nós constatamos que os evangélicos votam como um suíço médio, ou seja, mais à direita. Um voto em dois é dado aos dois partidos evangélicos, seja a União Democrática Federal (UDF), bastante à direita, seja o Partido Evangélico (PEV), de centro. Do ponto de vista da moral individual, os evangélicos são conservadores, mas são bastante progressistas nas questões de sociedade como ecologia, por simples respeito à Criação.
O. F. : Historicamente, os evangélicos se destacavam por uma tradição de desconfiança em relação ao Estado e ao mundo exterior. Certos movimentos, como os anabatistas, foram perseguidos por muito tempo e a liberdade religiosa foi difícil a conquistar.
Em todo caso, nas últimas duas décadas, eles estão presentes nos diferentes parlamentos e não somente dentro dos dois partidos evangélicos ou na União Democrática do Centro (UDC, partido majoritário da Suíça). Vários deputados socialistas da parte germânica do país fazem parte de comunidades evangélicas. Essa ideia que o cristão deve se implicar na sociedade é nova.
O. F. : O evangelismo se desenvolve fortemente nos países do sul, onde a religiosidade é elevada. Inclusive, na África e na América do Sul, o fervor evangélico dá dinamismo à Igreja católica. Mas é necessário fazer uma distinção segundo os contextos. A sociedade americana sempre foi bastante religiosa. Na Europa, os evangélicos sofrem dificuldades para se desenvolver e nunca poderão reverter essa tendência à secularização. Ao mesmo tempo também não estou seguro que o retorno aos valores tradicionais seja massivo na população.
Samuel Jaberg, swissinfo.ch
Adaptação: Alexander Thoele
Ucranianas protestam contra a prostituição durante vistoria de estádio para Eurocopa
O presidente da Uefa, Michel Platini participou das vistorias do Estádio Olímpico de Kiev, nesta terça-feira, para a disputa da Eurocopa de 2012, realizada em conjunto entre a Ucrânia e a Polônia. Entretanto, ativistas de uma organização que visa reforçar os direitos femininos tumultuou o evento.
As mulheres do grupo Femen protestaram contra a prostituição na Europa, contra o turismo sexual e a venda de bebidas alcoólicas dentro das arenas que receberão jogos da Eurocopa de 2012, competição que será disputada entre os dias 8 de junho e 1 de julho. Quatro manifestantes foram detidas pela polícia local.
"O Femen pede à Uefa para que inicie uma campanha para os torcedores de futebol sobre ser inadmissível o turismo sexual e o apoio à indústria do sexo. Além disso, solicita às autoridades ucranianas para que criminalize a vinda de prostitutas ao país", diz a organização em um comunicado oficial.
Não é a primeira vez que um protesto do tipo é realizado pelo grupo. No dia 15 de setembro, ativistas simularam sexo e bebedeira para chamar a atenção às suas causas.
Grupo Femen protesta contra prostituição e turismo sexual durante a Euro 2012
Globo Esporte