Essa é uma heresia, Ananda Marga (Caminho da Felicidade Perfeita) é um grupo de origem hindu fundado em 1955 por Prabhat Ranjan Sarkar, conhecido por seus seguidores como Baba (deus). A doutrina está baseada no tantrismo e o yoga. Seu doutrinamento se realiza em sessões de meditação e lições de filosofia hindu.
O grupo se apresenta no Ocidente como espiritual e pacifico, mas sua história na Índia é controversa. Na década de sessenta organiza motins e atentados políticos e em 1970 o governo decide proibi-los e deter a Baba, responsabilizado por vários assassinatos. Em junho de 1975, Indira Gandhi decreta a total expulsão da organização.
Ananda Marga e, mas de mil e quinhentos membros são encarcerados. Um ano depois um grupo de seguidores como protesto porque seu líder está preso se suicidam ao bonzo em praças públicas.
O propósito subjacente às várias atividades da Ananda Marga é trazer mudanças positivas nas esferas social, educacional, artística e intelectual. Ananda Marga significa "Caminho da Bem-Aventurança", e seus objetivos é ensinar as práticas de Yoga e Meditação para que o ser humano desenvolva o seu potencial físico e espiritual. Ananda Marga se baseia na filosofia neo-humanista, que reconhece a unidade e o aspecto sagrado em todas as coisas, animadas e inanimadas. O Neohumanismo é uma fisolofia criada por Prabhat Rainjan Sarkar que supera os sentimentos de identificação com fronteiras (geosentimento), social (sociosentimento) e o humano (humanismo), visando uma visão universalista de integração de todos os seres vivos (animais, plantas, microrganismos, ...) e objetos inanimados (água, minerais, luz) numa sociedade universal justa.
O Neohumanismo é base para PROUT (Teoria da Utilização Progressiva, em inglês), uma teoria socio-econômica baseado em valores universais que permeia as diversas organizações sociais e econômicas também estabelecidas na auto-suficiência e no cooperativismo.
REFUTAÇÃO: É um humanismo onde se baseia a sua doutrina na filosofia do tantrismo e yoga, que ensina que o homem pode chegar ao caminho da bem aventurança sozinho, o perigo é colocar o centro no homem, entra de encontro com a mensagem da Bíblia que ensina que o homem é a criação e Deus o criador Gn 1-2; Sl 8.4-8; Dt 6.4; Jo 3.16;Lc 1.37; Considera como no panteísmo nas coisas animadas e inanimadas como sagradas. Não admitem precisar de Jesus – 1Jo 5.11,12;4.2,3.