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Comer ou não comer sangue? Tire suas conclusões!
Comer ou não comer sangue? Tire suas conclusões!

INTRODUÇÃO

A Questão é que cada pessoa coloca seus argumentos querendo defender a sua idéia. Segundo um padrão próprio e que ao ter já em mente o que têm que defender, vai procurando versículos para comprovar aquilo, outros por apenas analisarem uma passagem isolada sem ver seu contexto, eles começam a usar o argumento preliminar “PECADO”, e proibir por tradição e tradição que é judaica, proíbem as pessoas de comer sangue, não me refiro à carnificina, mas me refiro a “carne sufocada e o sangue”, ou seja, uma galinha sangrada, ou galinha cabidela, alguns dizem que é pecado, porém, vamos ver o que a Bíblia diz:

“Mas uma coisa que vocês não devem comer é carne com sangue, pois no sangue está a vida.Gn 9.4”.

 Alguns querem defender, porém, está no AT e é para os Judeus, aqui a referência não é para a Igreja.

Sangue no Hebraico

Gênesis 9.4.

Hb: lo’ damo benafәsho bassar-‘ach    

Port:não sangue-dela com-vida-dela carne-Mas

Hb:to’chelu lo’       

Port: tu-comerás não

Arc:4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.         

Entende-se que existe referência para Israel no AT, sobre condenação do sangue, At 15 que foi uma discussão: “Esta controvérsia revestia-se de particular importância. Pois se tratava de saber-se, para salvação, bastava a um pagão crer em Jesus Cristo e ser batizado ou se lhe era necessário primeiro passar pela religião judaica e submeter-se a todas as práticas e a todos os ritos dessa religião, mormente à circuncisão”.

 

1-O QUE JESUS FALA SOBRE O COMER E O NÃO COMER?

“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem” Mt 15.11.

“Ainda não compreendeis que tudo que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora? Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem” Mt 17,18.

Jesus não proibiu comer nada, em outras passagens proibiu o escândalo, mas neste texto tudo o que entra pela boca não contamina o homem, não vai para outro canto a não ser para o estomago (ventre) e sai do corpo naturalmente, porém, o que vai atacar a espiritualidade é o que sai, isso procede do coração e contamina o homem.

2 - O PARECER DE PAULO SOBRE O QUE DEVE E NÃO DEVE COMER EM 1 CORÍNTIOS 8.8,9,11,13.

“Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta. Mas se vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos (Judeus). E, pela tua ciência, perecerá o irmão fraco (Judeus),pelo qual Cristo morreu. Pelo que o manjar, se escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize (grifo-nosso)”.

Os irmãos fracos nessa passagem, são os Judeus que tinham aceitado o batismo cristão, mas no fundo permaneciam “legalistas militantes” e que só foram abafados no concílio de Jerusalém At 15.1. Paulo não condena a comida, porém, coloca um limite o escândalo, se escandalizar meus irmãos não comerei mais, ou seja, na presença deles, para que não se perca o irmão Judeu pelo qual Jesus Cristo morreu.

O PARECER DE PAULO SOBRE O QUE SE PODE COMER 1CORÍNTIOS 10.23,25,28,30-33;11.1

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se eu com graça participo, porque sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo”.

Paulo expressa que nem tudo edifica, apelando para a consciência, pois o ser humano é um ser inteligente e pode examinar as coisas. Diz Paulo que se pode comer de tudo que se vende no açougue (ARC), sem perguntar nada, por exemplo: Chegamos na festa de são João(ídolo) e perguntamos tudo é oferecido ao santo? Se comermos a partir da resposta positiva então, estaremos sujando a nossa consciência e pecando contra Deus. Mas se alguém chega em uma festa de um santo que não sabe que a comida é oferecida ao santo (ídolo) e comer não peca, nesse casso é melhor nem perguntar, se alguém informar, vou parar de comer(na frente dele(a)), ou farei tudo para essa pessoa não se escandalizar, pois não buscamos o nosso próprio proveito e sim o de todos.

3 - EXAMINAR OS VERSÍCULOS DE AT 15 COM GL 2.1-10

Em Gálatas Paulo menciona no capítulo dois, o ocorrido o acontecimento em At 15 o que esclarece mais ainda que Paulo tinha ido a Jerusalém Gl 2.1 não porque tinha dúvidas, mas porque queria unir as duas classes GENTIOS E JUDEUS. Porém Paulo declara que os Judeus foram: 1º) Expiar a liberdade cristã Gl 2.4; 2º) Eram falsos v.4, passemos a um comparativo:

  • At 15.1,2 com Gl 2.1,2 Fala que Paulo subiu para Jerusalém, não por dúvida mais por revelação e ouve discussão.
  • Em At 15.3,4 com Gl 2.2,3 Paulo foi anunciando o evangelho aos gentios de maior estima na Fenícia e por Samaria.
  • Em At 15.5-11 Os fariseus que tinham crido, Gl 2.4 Os falsos irmãos que se entremeteram para colocar de novo na escravidão e jugos pesados. Pedro é contra! Paulo e Barnabé também!. 
  • At 15.2; Gl 2.5,6 Houve uma grande discussão entre os judeus e Paulo e Paulo não se submeteu nem por uma hora, pois, o ensino dos fariseus eram errados, Deus não usa de favoritismo com ninguém por causa da tradição, reputação, posição ou sucesso, por isso Paulo disse: “Deus não aceita a aparência do homem”.
  • At 13.46;15.12 com Gl 2.7,8,9 Deus concedeu a Paulo o apostolado para pregar primeiramente aos Judeus, que o rejeitando e rejeitando a mensagem, Paulo foi para todos os gentios, dizendo que Deus estava operando sinais com Paulo como operando com Pedro, a intenção de Paulo como Pedro era unir as duas classes Judeus e gentios, por isso, fizeram o concílio em At 15, não para proibir nada e sim reafirmar a fé diante dos Judeus, colocar limite para os gentios, na hora de comerem diante de judeus, para unir as duas classes, fora da presença deles não existe condenação, como diz Rm 8.1.
  • At 15.13-20,29 com Gl 2.10 Basta examinar os textos e podemos ver que em At 15.13,19,20 Tiago que foi o primeiro presbítero da Igreja, pastor, dirigente, mas foi Pedro primeiro chamado, mas por algum motivo e explicamos pela história Pedro não quis assumir, porém, quero me deter na Bíblia, diz no versículo 19 de At 15 que não queria perturbar os gentios novos convertidos, mas a pergunta é...perturbar em que? At 15.1,5,21 A guarda da Lei e da circuncisão, Tiago, Julgou diante de um Judeu, o At 15.20,29, porém, a Gl 2.10 Tiago recomenda SOMENTE que lembrássemos dos pobres, do jeito que ensinam entramos em contradição, se mandamos ainda a guarda da Lei e do sangue.
  • A comunhão que foi feita nesse concílio portanto nos constitui, comunhão de mesa, não comer nada que escandalize meu irmão, seja de qualquer etnia, buscando o proveito de todos.
  • Mas não posso deixar de falar de At 15.22-31 com Gl 2.16-21 diz que Judas e Silas que foram designados pelos apóstolos e presbíteros para ir com Paulo e Barnabé, O nome Judas é Judeu e o nome Silas é nome semítico, porém, era cidadão romano (dic. bíblico universal - Buckland) , justamente para fazer uma aliança entre as duas classes, no v.24 ficaram sabendo “que alguns entre nós, sem autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma”, então se estavam perturbando, era porque a atitude era errada, sem autorização, já sabiam que não seriam aprovados.
  • Por isso, precisaram chegar em pleno acordo v.25,26 enviaram homens com bom Testemunho, com conhecimento e coragem, já se entende que não gostaram do que os Judeus falaram, o selo está no v.28,29 O que pareceu bem ao ESPÍRITO SANTO? Não impor maior encargo, só estas coisas essenciais, mas essenciais a que? Pelo próprio texto, At15.15-17 para o convívio amistoso entre Judeus e gentios, em At 15.30,31 os gentios se alegrara sobre maneira, porque permaneceu a mensagem de At 15.11, salvação pela graça e há referência em At 16.30-34, salvação pela graça e o batismo, continuou e Paulo é obediente ou Cancelaram e mandaram guardar o sangue e Paulo ou esqueceu ou é desobediente.

4 - PARECER DE PAULO EM EFÉSIOS

  • Em Ef 2.12,14,15-22 fala que pela morte de Cristo ele dos dois fez um só povo, que se chama Igreja, pois, Israel de Deus só aparece uma vez em Gl 6.16 se referindo aos judeus juntos com os gentios, a maioria das referências são Igreja, noiva, etc. Para morada de Deus e do Espírito Santo, O concílio em At 15 deu certo, uniram-se os dois povos, sem provocações e escândalos.

 

5 - PARECER DE PAULO EM COLOSSENSES 1.24;2.12,14,16,20-23

  • Em Cl 1.24 “Agora eu me sinto feliz pelo que tenho sofrido por vocês. Pois o que eu sofro no meu corpo pela Igreja, que é o corpo de Cristo, está ajudando a completar os sofrimentos de Cristo em favor dela(Bíblia Ilumina)” aqui Paulo fala que e Igreja é o corpo de Cristo, onde na Bíblia se menciona Israel é Israel, e onde menciona Igreja é Igreja, e onde menciona gentil é gentil.
  • Em Cl 2.12 “Pois, quando vocês foram batizados, foram sepultados com Cristo; e no batismo também foram ressuscitados com ele por meio da fé que vocês têm no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo(Bíblia Ilumina)” Cl 2.14 “e anulou a conta da nossa dívida, com as suas ordenanças (ARC) que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz(Bíblia Ilumina)”. Deus anulou as nossas dívidas e pregou-as na cruz, não devemos fazer nada externamente considerando que aquilo vai nos salvar. Em Cl 2.16 “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festas, ou da luz nova, ou dos sábados”(ARC).
  • Em Cl 2.20-23 “Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas: “Não toque nesta coisa”, “não prove aquela”, “não pegue naquela”.Todas essas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam.De fato, essas regras parecem ser sábias, ao exigirem a adoração forçada dos anjos, a falsa humildade e um modo duro de tratar o corpo. Mas tudo isso não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam à imoralidade” (Bíblia Ilumina).

 

 

Considerações finais

No concílio em At 15; Gl 2 entre outras passagens, foi realizado com o propósito de unir as duas classes Judeus e Gentios e chamá-las de Igreja, além disso declarar o que já se sabia, Cristo é o cabeça da Igreja, como diz em Cl 1.18,24, e não proibir para a Igreja como alguns evangélicos fazem, sangue, como se em At 15.20, 29 só existisse o sangue, Paulo acentua nos valores morais e éticos. Logo, At 15 foi intencional confrontar e fazer a defesa da fé cristã ali, porém, é um texto que não pode ser lido isolado, tem que ser lido como um todo, para entendermos a idéia do autor. Faço com amor e não para denegrir a fé de ninguém.Porém, não aconselho comer por higiene, o sangue é sujo, não concordo, dizer que é pecado e manipular as pessoas.

Pr.Wallace Kandahar

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