INTRODUÇÃO
A Questão é que cada pessoa coloca seus argumentos querendo defender a sua idéia. Segundo um padrão próprio e que ao ter já em mente o que têm que defender, vai procurando versículos para comprovar aquilo, outros por apenas analisarem uma passagem isolada sem ver seu contexto, eles começam a usar o argumento preliminar “PECADO”, e proibir por tradição e tradição que é judaica, proíbem as pessoas de comer sangue, não me refiro à carnificina, mas me refiro a “carne sufocada e o sangue”, ou seja, uma galinha sangrada, ou galinha cabidela, alguns dizem que é pecado, porém, vamos ver o que a Bíblia diz:
“Mas uma coisa que vocês não devem comer é carne com sangue, pois no sangue está a vida.Gn 9.4”.
Alguns querem defender, porém, está no AT e é para os Judeus, aqui a referência não é para a Igreja.
Sangue no Hebraico
Gênesis 9.4.
Hb: lo’ damo benafәsho bassar-‘ach
Port:não sangue-dela com-vida-dela carne-Mas
Hb:to’chelu lo’
Port: tu-comerás não
Arc:4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
Entende-se que existe referência para Israel no AT, sobre condenação do sangue, At 15 que foi uma discussão: “Esta controvérsia revestia-se de particular importância. Pois se tratava de saber-se, para salvação, bastava a um pagão crer em Jesus Cristo e ser batizado ou se lhe era necessário primeiro passar pela religião judaica e submeter-se a todas as práticas e a todos os ritos dessa religião, mormente à circuncisão”.
1-O QUE JESUS FALA SOBRE O COMER E O NÃO COMER?
“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem” Mt 15.11.
“Ainda não compreendeis que tudo que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora? Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem” Mt 17,18.
Jesus não proibiu comer nada, em outras passagens proibiu o escândalo, mas neste texto tudo o que entra pela boca não contamina o homem, não vai para outro canto a não ser para o estomago (ventre) e sai do corpo naturalmente, porém, o que vai atacar a espiritualidade é o que sai, isso procede do coração e contamina o homem.
2 - O PARECER DE PAULO SOBRE O QUE DEVE E NÃO DEVE COMER EM 1 CORÍNTIOS 8.8,9,11,13.
“Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta. Mas se vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos (Judeus). E, pela tua ciência, perecerá o irmão fraco (Judeus),pelo qual Cristo morreu. Pelo que o manjar, se escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize (grifo-nosso)”.
Os irmãos fracos nessa passagem, são os Judeus que tinham aceitado o batismo cristão, mas no fundo permaneciam “legalistas militantes” e que só foram abafados no concílio de Jerusalém At 15.1. Paulo não condena a comida, porém, coloca um limite o escândalo, se escandalizar meus irmãos não comerei mais, ou seja, na presença deles, para que não se perca o irmão Judeu pelo qual Jesus Cristo morreu.
O PARECER DE PAULO SOBRE O QUE SE PODE COMER 1CORÍNTIOS 10.23,25,28,30-33;11.1
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se eu com graça participo, porque sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo”.
Paulo expressa que nem tudo edifica, apelando para a consciência, pois o ser humano é um ser inteligente e pode examinar as coisas. Diz Paulo que se pode comer de tudo que se vende no açougue (ARC), sem perguntar nada, por exemplo: Chegamos na festa de são João(ídolo) e perguntamos tudo é oferecido ao santo? Se comermos a partir da resposta positiva então, estaremos sujando a nossa consciência e pecando contra Deus. Mas se alguém chega em uma festa de um santo que não sabe que a comida é oferecida ao santo (ídolo) e comer não peca, nesse casso é melhor nem perguntar, se alguém informar, vou parar de comer(na frente dele(a)), ou farei tudo para essa pessoa não se escandalizar, pois não buscamos o nosso próprio proveito e sim o de todos.
3 - EXAMINAR OS VERSÍCULOS DE AT 15 COM GL 2.1-10
Em Gálatas Paulo menciona no capítulo dois, o ocorrido o acontecimento em At 15 o que esclarece mais ainda que Paulo tinha ido a Jerusalém Gl 2.1 não porque tinha dúvidas, mas porque queria unir as duas classes GENTIOS E JUDEUS. Porém Paulo declara que os Judeus foram: 1º) Expiar a liberdade cristã Gl 2.4; 2º) Eram falsos v.4, passemos a um comparativo:
4 - PARECER DE PAULO EM EFÉSIOS
5 - PARECER DE PAULO EM COLOSSENSES 1.24;2.12,14,16,20-23
Considerações finais
No concílio em At 15; Gl 2 entre outras passagens, foi realizado com o propósito de unir as duas classes Judeus e Gentios e chamá-las de Igreja, além disso declarar o que já se sabia, Cristo é o cabeça da Igreja, como diz em Cl 1.18,24, e não proibir para a Igreja como alguns evangélicos fazem, sangue, como se em At 15.20, 29 só existisse o sangue, Paulo acentua nos valores morais e éticos. Logo, At 15 foi intencional confrontar e fazer a defesa da fé cristã ali, porém, é um texto que não pode ser lido isolado, tem que ser lido como um todo, para entendermos a idéia do autor. Faço com amor e não para denegrir a fé de ninguém.Porém, não aconselho comer por higiene, o sangue é sujo, não concordo, dizer que é pecado e manipular as pessoas.
Pr.Wallace Kandahar