Criar um Site Grátis Fantástico
Escatológico
Escatológico

Muitas vezes algumas pessoas ouvem o termo escatologia e as vezes critcam o pregador ou professor por falar difícil, mas, esse é o termo usado para doutrina das últimas coisas, ou dos últimos acontecimentos, portanto, iremos falar sobre isso nessa página.

 

Escatologia geral

dos sinais ao arrebatamento

Sumário
I - PARTE: Introdução o que é Escatologia? Qual o problema de não estudá-la? Para que serve a Escatologia? Principais fatos escatológicos em ordem cronológicas. Quais os temas da escatologia geral? Os fins dos tempos a) A preocupação com o fim do mundo, Os discípulos de Jesus, b) os fundadores de seita, c)Falsos profetas dos últimos anos, d)Breve comentário sobre o dia do Senhor; e)como reconhecer uma seita. f) cuidados no estudo da escatologia. g) o que a Bíblia diz sobre os fins dos tempos. Sonho de Nabucodonosor.

II - PARTE: 1) O arrebatamento da Igreja; Sinais que antecedem ao arrebatamento (1ª Fase da vinda de Jesus), a) Na vida Religiosa; b)Sinais no céu; c)Sinais em Baixo na terra; d)Sinais na vida política; e) Sinais na vida sócio-econômica; f) Sinais na vida moral; 2) Atitudes errôneas diante da vinda de Jesus (Arrebatamento)2.1)Ignorando a vinda de Jesus;2.2) Escarnecendo das profecias; 2.3) Loucura Espiritual;a)Traição e aborrecimento; 3) Como esperar a vinda do Senhor (1ª fase, antes do arrebatamento); a)Com vigilância;b)Com oração;c)Com santidade; d) Na unção do Espírito Santo; e) Com amor; f) Permanecendo fiel; 3.1. O que ocorrerá durante e após o Arrebatamento; 4) Que ocorrerá no céus; a)Jesus descerá; b)Jesus virá; c) Num abrir; d)O arcanjo; 5) O que ocorrerá na terra; 5.1)A ressurreição dos salvos; 5.2)A Transformação dos vivos salvos em Jesus; 5.3) O arrebatamento será repentino.

 
INTRODUÇÃO
“... E Deus limpará dos olhos toda a lágrima: e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor: Porque já as primeiras coisas são passadas. Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” Ap 7.17; 21.4; Mt 24.36.

A escatologia bíblica nos oferece esperança, para uma vida futura melhor e eterna, mas se levantam nesses últimos dias muitos falsos profetas querendo dizer o dia, como os TJ (Testemunhas de Jeová), e a Igreja do Advento que é uma divisão da igreja Adventista do Sétimo dia, dizem que vai ser a meia noite, que a besta é Roma e o papa é a besta, e a outra besta com o poder da primeira besta, é os Estados Unidos,e que o dia de domingo quem guarda é a marca da besta, em inglês Sunday (dia do sol), “Em 325 d.C., as orientações decididas no Primeiro Concílio de Niceia,confirmam a Tradição Apostólica, e durante a Reforma do Calendário Romano a cargo de Constantino I, o Grande - substitui-se o nome de Solis Dies, que significa Dia do Sol - forma como os pagãos se referiam ao Domingo - para Dominicus Dies (ou Dies Dominicum, Dies Dominica, Dies Domini), que, em português, significa Dia do Senhor, tendo evoluído para Domingo”. Mas não se sustenta, pois, todos tem no latim homenagem as divindades pagãs, a segunda –Dia da lua, na terça-dia de marte, na quarta-dia de mercúrio, quinta-dia de Júpiter, sexta-dia de Vênus, sábado-dia de saturno e são nomes de divindades pagãs inclusive o dia de sábado, tudo isso não se sustenta, é apenas zombar da inteligência humana e da verdadeira noiva do Cordeiro.
Para os incrédulos e descrentes esse assunto não é o mais agradável, pois, serão todos lançado no inferno Sl 9.17, e os juízos contidos nos livros escatológicos para os pecadores, incrédulos e ímpios, não é nada bom e nada agradáveis aos seus ouvidos.
O que é Escatologia? A definição: A palavra escatologia tem origem em dois termos gregos: escathos, “último”, e logos, “estudo”, “mensagem”, “palavra”; o termo grego cognato é éschata, que significa “últimas coisas”. Daí, vem a expressão “estudo”, ou “doutrina” das “últimas coisas”. Escatologia, portanto, é o estudo sistemático das últimas coisas.
Qual o problema de não estudá-la? Há um problema muito grande a entrada de lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho, “Porque eu sei isto: que, depois, da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si” At 20.29,30. E quem não estuda a Palavra de Deus e tem ousadia do Espírito Santo, ficará vulnerável engolindo todo o erro. Porém, sem o professor certo poderá pegar um lobo, então não convidem nunca alguém que não conhecem.
Para que serve a Escatologia? Serve para sabermos os acontecimentos futuros declarados nas Escrituras sendo vacina contra as doenças do erro, para nos trazer esperança até o fim, que e a vida eterna, recebendo a coroa da vida, das mãos do Senhor Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores.
PRINCIPAIS FATOS ESCATOLÓGICOS EM ORDEM CRONOLÓGICAS
1. Israel o Relógio Escatológico de Deus (O plano divino em Relação a Israel)
2. A Vinda de Jesus para o arrebatamento da Igreja (rapto) 1Ts 4.17
3. A grande Tribulação – Mc 13.19-23; Mt 24.21.
4. O Julgamento das nações – Jl 3.2,14.
5. O milênio – Is 2.2; Ap. 20.2,4,6.
6. O Juízo Final – Sl 9.7; Ec 12.14; 2Pe 3.7
7. Novos Céus e nova terra – Ap. 21.1-8.

Quais os temas da escatologia geral?
1. Os fins dos tempos
2. O arrebatamento da Igreja
3. A grande Tribulação
4. A vinda de Cristo
5. O milênio
6. O Juízo final
7. O perfeito Estado Eterno

1 – OS FINS DOS TEMPOS
1.1 – Os sinais do fim
Jesus cita os sinais da vinda do fim, e o que caracterizarão o decurso inteiro dos últimos dias e que se intensificarão à medida que o fim se aproxima. Entendemos que não se trata de uma ordem cronológica e sim por ordem de importância, observando Jesus a catástrofe que será como já é.
Os discípulos indagaram a Jesus: “... que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” Mt 24.3. A idéia do “fim do mundo” já era bem questionada pelos primeiros cristãos.
S. Pedro fala sobre os “escarnecedores”, que dizem: “Onde está a promessa da sua vinda?”, achando que a Palavra de Deus não haveria de se cumprir, por causa da demora em chegar os fins dos tempos 2Pe 3.3,4.  
O primeiro sinal. Os falsos profetas e os liberais religiosos dentro da igreja visível aumentarão e enganarão a muitos VV.4, 5,11. Paulo de Tarso diz que até importa ter heresias Cf. 1Co 11.19.
         
OS FUNDADORES DE SEITAS
Guilherme (Willian) Miller, fundador do Adventismo, marcou a Vinda de Jesus para os dias 21.03.1843, 21.03.1844 diferença de um ano, pois, disse que errou o ano, e 22.10.1944 do mesmo ano e nada aconteceu. Ouve então depois disso muita desistência, e a igreja se dividiu, para a igreja do advento. Mas antes da divisão o Miller admitiu que estava errado. Segundo A história da mensagem adventista, pág. 410.
Então seus seguidores disseram que as datas estavam corretas, mas Jesus veio invisível, marcaram novas datas para 1847, 1850, 1852, 1854, 1855, 1863, 1866, 1868, 1877 e outros anos, e nada aconteceu de novo, tudo passou de falsas profecias.
Os seguidores de Carlos Taze Russel (1852-1916), ou “Testemunhas de Jeová”, previram (em 1888), que todos os governos acabariam em 1909; que, em 1914, todas as igrejas cristãs seriam destruídas; que todos os governos, escolas e bancos desapareceriam; que a Batalha do Armagedom ocorreria em 1915; mais recentemente, marcaram a volta de Jesus para 1984; tais previsões falharam.

1.1    - FALSOS PROFETAS DOS ÚLTIMOS ANOS
Bang-Ik há, líder de uma tal missão de “Taberah”, Marcou a data do Arrebatamento para 1992; nada aconteceu. Mas muita gente ficou muito apavorada.
Certo pastor evangélico também marcou a data para 1993, e também nada aconteceu.
Outro profeta falso, disse que, a segunda besta (O Anticristo...) será revelado em 13 de novembro de 1986, devidamente ás 17h00, lá, em Jerusalém!... ; marcou o “fim do mundo” para março de 1987. E mais uma vez nada aconteceu.
Os falsos Jesus, José Luiz, líder da igreja “Crescendo em gracia”. Ele diz ser Jesus Cristo, encarnado, a quem teria incorporado em 1973. Deu entrevista na CNN, dizendo ser Jesus Cristo em pessoa. Na igreja dele nada é pecado, mas nada mesmo. Mt 24.24.
Kenneth Hagin: pai da teoria da prosperidade e defensor da unção do riso, começa a estranhamente dar risadas, muitas pessoas começam a rir, algumas caem no chão, em um determinado momento alguns começam a sapatear, outros começam a urrar imitando animais, Kenneth Copeland também participa dos movimentos.
       Características do falso profeta: Ele escreve ou fala e a profecia não se cumpre. Não se deve ter medo dele. Ler Jr 23.30-33.
A vida do profeta deve ser pautada na palavra de Deus Is 6.5-7; Jr 1.5-7; 28.8,9,15-17; Ez 2.2,3; Ag 1.13; Mt 7.15-20; 1Co 6.1,2; 1Ts 5.20,21.
O verdadeiro profeta é usado por Deus. Diz a Bíblia: “E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele” Nm 12.6. Assim ocorreu com diversos homens de Deus (Cf. Jó 15.33; Ez1.1; Dn 8.2; 10.8; Mt 1.20; Lc 1.8).

O segundo sinal. Porque se levantará nação contra nação e reino contra reino v.7a.
Um determinado jovem perguntou: “Quais as nações que estão em guerra?” e um determinado estudioso disse: “todas estão em guerra”. Mas o jovem não entendeu a princípio, mas ao assistir a TV viu um determinado acordo de paz, e depois todos ficaram armados.
O Terceiro sinal. Fomes, v.7 no Quennia, há fome, no Iaque, Irã, e Iraque, tem fome, e em todo mundo não precisamos ir muito longe, basta ver nos viadutos, ruas, avenidas pessoas com fome, catando lixo para comer.
A fome no mundo
•    Cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto;
•    1 bilhão de analfabetos;
•    1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda per capta anual bem menor que 275 dólares;
•    1,5 bilhão de pessoas sem água potável;
•    1 bilhão de pessoas passando fome;
•    150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos (uma para cada três no mundo);
•    12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos seus 5 anos de vida;
•    No Brasil, os 10% mais ricos detêm quase toda a renda nacional.
E tudo é só o princípio das dores de parto (v.8). Esse versículo descrevem a situação anterior à destruição de Jerusalém e tudo isto era prelúdio aos outros acontecimentos que se desenrolariam no decurso da história do mundo.
O Quarto sinal. “Então, sereis atribulados, e vos matarão. Serei odiados de todas as nações, por causa do meu nome” (V.9). Todas os crentes fieis a Deus passam perseguição por amor ao nome de Jesus e ao testemunho de sua Palavra, faz parte e é totalmente normal e necessário a fé cristã, se não fosse assim, nos quereríamos morar aqui nesta terra e as tribulações e todas as promessas não se cumpririam. (Cf. Jo 15.20;16.33; At 14.22; Rm 5.3; ver. Mt 5.10, nota de 2Tm 3.12 nota).
O Quinto sinal. Nesse tempo, muitos vão se escandalizar, crentes apostatarão, vão trair uns aos outros e odiar uns aos outros (v.10). A iniquidade vai continuar se multiplicando e o amor de muitos vai se esfriar (v.12). Aquele porém, que perseverar até o fim, na sua fé, na pessoa de Jesus, na sua volta, na sua Salvação e no nosso bom testemunho, até  o fim da sua vida, ou da vinda de Jesus, esse será salvo Ap 3.10.
O sexto sinal antes da grande tribulação. Não é a quantidade de pessoas que aceitem o evangelho, que dirá quando chegou o fim, se bem que Deus sabe a quantidade e não revela, mas dá a entender qual é a quantidade Gn 13.16; e Jesus também sabe Ap 6.11,mas, o versículo 13,14, diz que quando o evangelho for pregado em todo o mundo, para testemunho, o versículo (v.14), diz: o tempo do fim, “quando o evangelho for pregado em todo o mundo” e o propósito na frase “para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”.       
2.CUIDADOS NO ESTUDO DA ESCATOLOGIA

2.1 Pré-Tribulação (Grande Tribulação)
São os que acreditam que as promessas estão para se cumprir, concernente a Grande tribulação, e as outras promessas. Nessa linha de pensamento não se admite que a Igreja passe pela Grande Tribulação, firmada e solidificada nos seguintes versículos Cf. Ap 3.10; 1Ts 1.10; Rm 5.9; Ap 6.17. Nessa linha de pensamento tem uma grande diferença de tribulação, para grande tribulação. (Essa é a nossa linha de pensamento).
   2.2 Pós-Tribulação
São os que acreditam que a Igreja passará pela grande tribulação, entra em conflito com esses versículos anteriores, mesmo insistindo os versículos anteriores são claros, defendem que o Anticristo já está para chegar e nos ficaremos lado a lado e cara a cara com ele, semelhantemente falam muito no dia do Senhor. Cf. Is 13.9; Jl 2.1,13-12 os versículos citados por eles na sua maioria são fora de contexto.
O dia do Senhor foi feito para o pecador e não para a Igreja, o Dia do SENHOR, sempre é citado em referencia ao pecador como grande e terrível dia, e ao santo, como o dia deleitoso.
Falam no zambujeiro que foi quebrado, o zambujeiro eles dizem ser Israel, mas pelo texto de Romanos 11.16-24, o zambujeiro na ARC, (oliveira brava ARA, NTLH), são os gentios não judeus, e os ramos naturais ou que foram quebrados ARC, ARA (Alguns galhos da oliveira cultivada foram quebrados, oliveira cultivada NTLH), é Israel, a sua rejeição ao evangelho não é para sempre, como veremos nos 144.000 (cento e quarenta e quatro mil) e a raiz a continuidade do povo israelita com os patriarcas, homens de fé(Hb 11 SHEDD) e tipologicamente Cristo Jo 15.1. Ou seja, Paulo nos exorta que os ramos naturais Israelitas se crerem, serão de novo colocados no mesmo lugar de antes, por isso os que são gentios, ou seja, não judeus, não fiquem orgulhosos e desprezem os judeus, pois Deus é poderoso para enxertá-los de novo, em Cristo. Diga-se de passagem que já temos, judeus convertidos e muitos.

COMO RECONHECER UMA SEITA
a) Subestimam o valor do Senhor ou colocam-no numa posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como consequência;
b) Crêem apenas em determinadas partes da Bíblia e admitem como “inspirados” escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa parte daquilo que crêem;
c) São pretensiosos. Dizem ser os únicos certos;
d) Usam de falsa interpretação das Escrituras;
e) Ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação, muitas vezes, sob um conceito totalmente naturalista;
f) São extremamente proselitistas. Costumam buscar suas presas em outras religiões, conseguindo desencaminhar para o seu meio, inclusive, muitos de boa fé.

3. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS FINS DOS TEMPOS
3.1 – A VISÃO DE NABUCODONOSOR – OS QUATRO ÚLTIMOS IMPÉRIOS MUNDIAIS Dn 2.
UM SONHO INQUIETANTE
1)    O rei não sabia o que havia sonhado (2.5).
2)    Os ocultistas não souberam interpretar (2.10,11).
3)    Isso prova que Satanás não é onisciente. Se fosse, teria revelado o que se passou na mente do rei.
4)    Deus fala por sonhos (Jó 33.15,16).

3.2 – JOVENS USADOS POR DEUS
1) Eles estavam em perigo (2.13);
2) Daniel entra em ação (2.14-16);
3) Um culto de oração da Mocidade (2.17,18);
4) Deus OUVE E REVELA (2.19-23);
5) Daniel vai à presença do rei (2.25-30).

3.3 – O SONHO REVELADO E INTERPRETADO (2.36-43).

1)    Uma grande estátua (v.31).
2)    A divisão da estátua é uma profecia didática:

1)    A CABEÇA DE OURO: Representa o Império Babilônico (2.32,37,38);
- Foi o primeiro império mundial (gentil), entre os anos 604-561 a.C; em 586 a.C., foi destruído o templo de Salomão em Jerusalém;
- O rei era obcecado pelo espírito de grandeza do seu reino: foi um grande administrador; construiu os famosos “Jardins suspensos”;
- Deus lhe falou em sonhos, e mostrou o fim de seu reino;

2)    O PEITO DE PRATA: Representa o império Medo-Persa (2.32); vê-se a confirmação nos capítulos 7 e 8. A história Geral mostra isso. Babilônia, no templo de Hamurábi, construiu um canal que ia do golfo Pérsico, paralelo ao Eufrates; no 2º Império, cresceu muito, e corrompeu-se, enfraquecendo-se; os medos e os persas, coligados, invadiram de noite; o povo recebeu-os com festas (556 a.C). Segundo a História, os invasores desviaram o rio por baixo das muralhas.

3)    O VENTRE DE BRONZE: Representa o Império Grego (2.32). Dario foi enfrentado pelos gregos, durante meio século (492-449 a.C.). Alexandre da Macedônia foi quem o derrotou em 330 a.C. Dario foi assassinado por um sátrapa, enquanto caia nas mãos dos gregos (Hist. Geral Armando Souto Maior). Alexandre dominou o mundo de então. Estendeu seu império até a índia, Babilônia, Egito. Em Babilônia, foi recebido com festas. No Egito, aceitou o título de “Filho de Amom”. Começou a reinar com 20 anos. Aos 33 anos, morreu embriagado, com febre. Seu império foi esfacelado (Dn 8.21,22), dividido entre seus quatro generais: Lisímaco, Cassandro, Seleuco e Ptolomeu, conforme a História Geral, para cumprir-se a profecia.
4)    AS PERNAS DE FERRO, PÉS EM PARTE DE FERRO E EM PARTE DE BARRO.
- Representam o Império Romano. Nos meados de 300 a.C., Roma dominou a Grécia. O Império estendeu-se por toda parte. Em 395 a.D. dividiu-se em duas partes (as duas pernas): Império Romano do Ocidente, e Império Romano do Oriente. O primeiro, com sede em Constantinopla; o segundo, com sede em Roma. Cumprimento perfeito da profecia.

5)    DEZ DEDOS – BARRO MISTURADO COM FERRO (2.41,42).
- São dez reinos, resultantes do antigo Império Romano, que estarão em evidência nos fins dos tempos (v.44); correspondem aos 10 chifres do 4º animal de Dn 7.24 e aos 10 chifres da besta de Ap 13.1 e 17.3. Refere-se a um poder que “existiu, e que no momento não existe, mas voltará a existir” (Ap 17.8). Trata-se de uma confederação de nações, que se unirão no território do antigo Império Romano. Hoje, é identificado como União Européia, que já tem um parlamento, e uma moeda única, o EURO.
- Correspondem aos tempos atuais, em que as nações, em geral, são governadas por democracias, que são, ao mesmo tempo, fortes (ferro) e fracas (barro). Não há verdadeira união. O número 10, na Bíblia dá idéia de globalização. No ano de 2004 a União Européia já tinha mais de 20 nações, com parlamento próprio. Hoje em 2011 A União Européia tem desde 2007, 27 nações com parlamento próprio.

DECADÊNCIA DOS MATERIAIS DA ESTÁTUA
Isso prova que a humanidade não têm evoluído espiritualmente. A visão é espiritual. Caminha para destruição de suas estruturas políticas, econômicas, sociais e espirituais. Começa com o Ouro e termina com o barro (Ver. Rm 1.18).

6) O REINO QUE NÃO TERÁ FIM (2.44,45) – PEDRA CORTADA SEM MÃOS.
- Representa o último reino mundial (e Universal);
- Não será democrático, nem comunista, nem capitalista;
- Será TEOCRÁTICO; vem do céu, implantado sem a mão do homem, que é sempre corruptível;
- Essa pedra representa CRISTO (At 4.11; 1Co 10.4; 1Pe 2.4);
- Jesus nasceu, o Rei, sem intervenção humana (Is 53.3; Dn 8.25);
- A pedra (CRISTO) esmiúça a imagem, batendo nos pés (o que resta dos reinos mundiais); destrói o que resta do Império Romano: hoje, o Direito é romano; a filosofia vem dos gregos; a arrogância, vem dos babilônios (Iraque); a riqueza, a energia vem dos petrodólares. Haverá um juízo repentino e catastrófico. O poder dos gentios começa e termina com uma grande imagem ( Dn 2.31; Ap 13.14,15).      

CONCLUSÃO
- A Imagem começou grande e terminou em pó;
- A Pedra começou pequena e encheu o mundo inteiro;
- A Pedra é Cristo; Pedra rejeitada (Lc 19.14); pedra que esmiuçará governos e nações ímpias (v.44);
- Isto ocorrerá no Armagedom (Ap 16.14; 19.21).

COMPARAÇÃO ENTRE A VISÃO DE NABUCODONOSOR, no capítulo 2 e no capítulo 4 de DANIEL
Capítulo 2
CABEÇA DA ESTÁTUA DE OURO Babilônia (v.37,38).    Capítulo 7 – Interpretação no Cap 8
ANIMAL COMO LEÃO – Babilônia Asas como de águia; rapidez nas conquistas; Foi-lhe arrancadas as asas, dado coração de homem.

PEITO DE PRATA – Reino Medo-Persa, Reino inferior ao primeiro.
    ANIMAL SEMELHANTE A URSO – Império Medo-Persa.
Levantou-se de um lado: Pérsia, que se elevou sobre o outro (a Média);
Três costelas na boca: conquistou Babilônia, Líbia e Egito.

VENTRE DE BRONZE – Reino da Grécia, inferior ao de prata.
    ANIMAL SEMELHANTE A UM LEOPARDO – Império Grego com 4 Asas: duas vezes mais rápido que a Babilônia; guerras relâmpagos; 4 cabeças – O reino foi dividido em 4: Egito, Macedônia, Síria e Ásia Menor. Foi-lhe dado domínio; em 10 anos, Alexandre dominou o mundo civilizado.


PERNAS DE FERRO, PÉS DE FERRO E BARRO – Império Romano forte como ferro, mas inferior aos outros Dez dedos dos pés – dez reinos Democracias: fortes e fracas ao mesmo tempo.

    ANIMAL ESPANTOSO, TERRÍVEL (7.7,8,11, 19-24); Dentes grandes de ferro: poder irresistível; ferocidade; Devorava, pisava, fazia em pedaços, tinha dez pontas: 10 reinos. Das dez, subia uma PONTA PEQUENA: o Anticristo.
UMA PEDRA CORTADA SEM MÃOS (V.34) – Último Império Mundial, feriu a estátua nos pés (com dez reinos), esmiuçou o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro, E o vento os levou, A pedra se fez um grande monte (v.35).
    É O REINO DE CRISTO – Na sua Vinda, aniquilará todos os reinos do mundo, encherá a Terra, Reino que não terá fim (2.44,45).


II – PARTE
1)    O ARREBATAMENTO DA IGREJA; Sinais que antecedem ao arrebatamento (1ª Fase da vinda de Jesus).
O RAPTO DA NOIVA
-Num abrir e fechar de olhos (um milionésimo de segundo). É o tempo que Jesus vai gastar para tirar a Igreja da Terra – 1Co 15.52.
- Significado da palavra “encontro” no Original: encontrar para permanecer junto – Jo 14.3.
- O rapto da Igreja só será visível para os santos, o mundo não verá – 1Jo 3.2.
- O mundo não ouvirá o toque da trombeta; o toque da trombeta está afinado no diapazom do espírito – 1Co 2.12-16.
1.1 – NA VIDA RELIGIOSA
a) OS FALSOS CRISTOS (Mt 24.4,5);
b) FALSOS PROFETAS (Mt 24.11; Gl 1.6-9);
c) APOSTASIA (2Ts 2.3);
d) RELIGIÕES OCULTISTAS – de demônios (1Tm 4.1; 2Co 4.4); A “Nova Era”; ex: Espiritismo - a) Quiromancia-Suposta adivinhação pelo exame das mãos; b) Cartomancia – Suposta adivinhação pela decifração das cartas de jogar; c) Grafologia – Pretenso estudo dos elementos principalmente patológica através da análise da sua escrita; d) Hidromancia – Suposta “arte” de adivinhar por meio da água; e) Astrologia – Estudo ou conhecimento da influencia dos astros, especialmente os signos (Também conhecido como Uronoscopia ou Horóscopo); f) Baixo espiritismo-Vodu – Culto aos demônios praticados pelos negros antilhanos, se valendo também de rituais católicos; g) Candomblé – Religião dos negros ioruba, na Bahia. Entre outros a Umbanda, Quimbanda, Macumba, no espiritismo científico – espiritismo ortodoxo, alto espiritismo, ecletismo (se vale de todos os espiritismos para os cultos, um pouco de cada), esoterismo, teosofismo e espiritismo kardecista (Alan Kardec).
5) O ESTADO DE ISRAEL (Lc 21.23,24)
6) DOIS TIPOS DE CRENTES (Mt 25.1-4) - Em um casamento oriental, o noivo dirigia-se à casa da noiva para recebê-la das mãos dos seus pais; depois, eram acompanhados por donzelas ou virgens e outros convidados até a casa do noivo ou dos seus pais, onde era celebrado o banquete nupcial. As lâmpadas eram acesas com azeite de oliva. Cf. Lc 12.35-40 (Comentário da Bíblia Ilumina).
7) GLOBALIZAÇÃO DO EVANGELHO (Mt 24.24). O fim da época presente, antes da grande tribulação que vai ser a introdução para o fim do mundo, e o tempo é determinado pelas pregações por todo o mundo, não pelas aceitações, só basta escutar a pregação e para testemunho de todas as nações ou povos. E aí virá o fim, do mundo? Não! Da época com tribulações pequenas, o fim das dores de parto Mt24.8.    
1.2 – SINAIS DO CÉU (Lc 21.11)
1)Fenômeno estranhos (Óvnis, explosões no sol, em planetas, e outros); Lua avermelhada.
1.3 – SINAIS EM BAIXO DA TERRA (Como já mencionado).
1.Terremoto em vários lugares (v.7).
2. Secas, catástrofe ecológicas (At 2.19).
3.O “Efeito estufa” já se faz sentir no mundo. Os pólos já estão derretendo;
1.4 – SINAIS NA VIDA POLÍTICA (Como já mencionado).
1) Guerras (Mt 24.6);
2) Rumores de Guerras
3) Formação de blocos Econômicos (ALCA, União Européia, etc.);
4) MERCOSUL (Mercado do sul).   
1.5 – SINAIS NA VIDA SÓCIO-ECONÔMICA (Mt 24.7) (Como já mencionado).
FOMES e PESTES.
1.6 – SINAIS NA VIDA MORAL (Lc 17.28-30).
a) Aumento da iniquidade (v.12).
b) Depravação, como nos dias de Ló (v.28).
c) O homem querendo ser Deus. Há uma busca alucinante pela clonagem de seres humanos; é o homem querendo substituir Deus, ou mesmo querendo ser Deus na proposta da serpente em Gn 3; matam bebês embriões, mulheres feministas querendo abortar e no Brasil já foi legalizado, não significando que seja certo apenas que o plano de Deus está se cumprindo, alegam que são donas do corpo, mas a criança é um novo ser, não faz parte do corpo.
d) A depravação sexual intensifica-se. No Brasil mais de um milhão de adolescentes ficam grávidas; muitas praticam o aborto, a prostituta, já é profissão, porém não reconhecida pelo ministério do trabalho, mas já é profissão, a ridicularização do corpo humano em propagada de cerveja, só vedem se mostrar uma mulher nua ou seminua, ou até se oferecendo.
e) Importante. Na Holanda, um juiz deu seu parecer favorável à criação do “Partido dos Pedófilos” recentemente, em 2008. É pior que Sodoma ou Gomorra.
2) COMO ESPERAR A VINDA DO SENHOR (1ª FASE, ANTES DO ARREBATAMENTO)
 
a) Com vigilância; b) Com oração; c) Com santidade; d) Na unção do Espírito Santo; e) Com amor; f) Permanecendo fiel; 3.1. O que ocorrerá durante e após o Arrebatamento; 4) Que ocorrerá no céus; a)Jesus descerá; b)Jesus virá; c) Num abrir; d)O arcanjo; 5) O que ocorrerá na terra; 5.1)A ressurreição dos salvos; 5.2)A Transformação dos vivos salvos em Jesus; 5.3) O arrebatamento será repentino.

Pr.Bel.Wallace Kandahar

REFERÊNCIA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dias_da_semana acesso dia 27.07.2011

  https://www.webciencia.com/13_fome.htm acesso dia 27.07.2011

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados-membros_da_Uni%C3%A3o_Europeia Acesso 02.08.2011



Translate this Page

Rating: 2.8/5 (503 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...






Total de visitas: 75761