A intenção do texto não é esgotar a teologia em torno do Rosário, mas apenas demonstrar superficialmente que não existe oposição entre esta devoção e a Palavra de Deus, como julgam alguns hereges.
Vários protestantes têm uma grande pulga atrás da orelha com o rosário. “Como é antibíblico!”, dizem eles. Pois bem, é hora de analisar o Rosário e ver o que a Bíblia tem a dizer sobre este assunto.
O Rosário é uma coleção de orações individuais:
1 – O Credo
2 – O Pai-Nosso
3 – A Ave-Maria
4 – Glória
5 – Salve Regina
R: Ou seja, não é Bíblico, por não está na Bíblia, mas manipulações de orações em conjunto. Doutrina de homem.
1. O Credo Apostólico
“Creio em Deus-Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pela Virgem Maria,(R:Mt 1.18 a concepção foi pelo Espírito Santo; apesar que Maria deu a luz) padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia. Subiu aos céus e está sentado à direita de Deus-Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.(R:Isso inclui Maria) Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica(R:Assim como a santa inquizição; já deixou de ser santa a muito tempo), na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.” Este é um dos credos mais antigos que se conhece. Foi inicialmente usando pelos cristãos de Roma. R:Há algumas conceitos errados, Maria não permaneceu virgem. A única coisa que alguém poderia objetar seria a expressão “creio…na Santa Igreja Católica”. Bem, a primeira pessoa a utilizar a expressão “Católica” (palavra grega para “geral, universal”) foi Santo Inácio de Antioquia em sua carta aos Esmirnenses. Ele morreu em 107 A.D., o que nos faz tirar a lógica conclusão que tal designação para a igreja já era utilizada desde antes. R:De onde, que isso é lógica? Ele utilizou este termo para diferenciar a Igreja fundada por Cristo R:Cristo não fundou igreja, prometeu que iria a vir uma igreja, mas a igreja somos nós Mt 16.18; 1Co 12.12-27 e pelos apóstolos das outras igrejas e filosofias heréticas que estavam aparecendo.
2. O Pai-Nosso
Bem, nada de antibíblico aqui. Sem comentários mais.
3. A Ave-Maria
“Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus. Santa Maria, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém”.
Isto coloca um bom problema aos protestantes. Porquê? Veja o que a Bíblia diz sobre isso (versão KJV):
“E o anjo veio sobre ela, e disse: Ave, tu que és grandemente favorecida, o Senhor está contigo. Bem aventurada és tu entre as mulheres”. (Lc 1,28)
São Jerônimo, um dos primeiros Pais da Igreja, traduziu a Bíblia grega para o latim, e a melhor forma de traduzir para o latim a forma “grandemente favorecida” foi “gratia plena”, que significa “cheia de graça”. Isto denota muito bem o estado de Maria, “cheia de graça”, sem pecado.(?)(?)(R:Lc 1.47 ela admite que Deus é seu salvador Rm 3.10; Jo 1.29 heresia, pois, o único sem pecado é Jesus Hb 4.15, Maria era pecadora Rm 5.8,12). Não vejo problema algum no versículo, pois, apenas diz que ela é feliz em ter sido escolhida e sendo "serva" e não senhora obedeceu e Desta forma, a primeira parte da Ave-Maria deixa uns problemas. E quanto à segunda parte?
Santa Maria? É esperado que, sendo Maria a mãe do “Santo dos Santos”, ela seja também uma pessoa santa, R:A santificação de Maria ou de qualquer um, isso é filosófico, mas nem lógico, pois, a Bíblia declara várias vezes que ela era repreendida por Jesus a chamando de mulher, se era repreensível é lógico que iria passar e passou por julgamento Rm 14.10-12. Isto não pode ser problema para os protestantes, que acreditam que todos os cristãos são santos, de uma forma ou de outra.
Mãe de Deus? R:Maria é a mãe de Jesus, certo? Jesus era uma pessoa divina com uma natureza divina e humana. Maria “assim como fazem todas as mães” deu a luz (parto normal) à pessoa, não à natureza. E a qual pessoa ela deu à luz? Uma pessoa meio humano meio divino, mas a qual ela deu a luz? . Logo, é um erro grotesco dizer que Maria é a mãe de Deus, pois, Existem três pessoas que são Deus, sendo três é um só, então pergunto de quem ela é mãe? O mais correto é dizer que ela é mãe de Jesus e do Jesus homem, o que passar disso é vã filosofia e forçar o texto.
Rogai por nós, pecadores? R:Pedimos que Maria ore por nós? Mas ela não está morta? Sim de acordo com a Bíblia (Mc 12,26-27 como diz o texto é um grande erro, Maria morreu porque? porque era viva Hb 9.27 porque ela seria diferente?; Mt 27,52-53 mas agora todos que são para ser vivos estão vivos e Maria onde está?).
Nós devemos orar pelos outros, diz Tiago (Tg 5,16),R: mas quem ora está vivo. Ora, mas Jesus não é o único mediador? Sim, assim como Ele é o único rei, o único Senhor, o único sacerdote, etc…E enquanto partilharmos deste seu sacerdócio e reinado, também partilhamos desta única mediação, logo, não tem o que discutir,R:Não é bem assim mediação tem que se discutir leia o contexto não tente enganar com palavras de filosofias e manipulações de textos, onde diz que partilhamos da mediação de Cristo? Ao contrário diz que só por Cristo chegamos ao Pai Jo 14.6; e um só mediador 1Tm 2.5 para que pedir a outro(a)?.
Agora e na hora de nossa morte? R:Oh-oh!, como Maria sabe quando morreremos? Bem, ela possui a visão beatífica, não oniciência (1 Cor 13:12 fala de amor não de pessoa, leia o contexto; 2 Pd 1:4), e além do mais, não existe época no paraíso, somente eternidade(Kairós) e, portanto, nem Maria ou os anjos estão sob o limite do temp(cronos) o e por isso não podem ouvir todas as nossas orações, porque estão descançando no Paraíso semelhante a Lazáro Lc 16.22,25.
4. Glória
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém”. R:Apesar que não é uma oração, é bíblico atribuir a Glória a Deus.
Pequena e linda oração. Ninguém reclame dela. R:Porque reclamaria?
5. Salve Regina (Salve Rainha)
“Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa. Salve! R:Epa!( "Que o próprio Jesus Cristo, o nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, que nos ama e que na sua bondade nos dá uma coragem que não acaba e uma esperança firme, encham o coração de vocês de ânimo e os tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom!"2Ts 2.16,17 Jesus é nossa esperança, talvés ela seja a sua). Jesus é a salvação e esperança! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. R:Epa! Agora somos filhos de Deus, porque nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus 1Jo 5.1-5;Rm 8.1 A vós, suspirando, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Ei-a pois, “advogada” nossa, R:onde na Bíblia católica Ave Maria diz isso? Ou outra versão católica? Agora sei onde se encontra o advogado 1Jo 2.1 esses vossos olhos misteriosos a nós volvei. R:Deus é que tem a misericórdia Dn 9.18; Jr 17.9,10 se Deus prova os corações significa dizer que a misericórdia humana são limitadas e por isso podem ser recheadas de pecado, sem exceção de seres humanos, principalmente já mortos. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus. Bendito é “o fruto” do teu ventre. R:Não o ventre, mas o fruto do ventre de Maria. Aí sim aleluia! Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre virgem Maria.R:Virgem? kkk Uma mulher casada? e principalmente naquela época que era abençoada a família com muitos filhos e filhas Mt 1.18,25 primogênito; 13.55,56 Irmãos e irmãs de Jesus, nem adinta negar. Rogai por nós, santa mãe de Deus R:(Atribui-se a ele a culpa de haver defendido ou ensinado que Maria foi apenas TEODOKOS, mas não foi TEOTOKOS; Nunca foi mãe de Deus, ao se manifestar uma falsa filosofia, uma manipulação da verdade que Cristo é Deus, mas o Pai também é, e o Espírito Santo também é Deus, aí vem a afirmação, de Maria é mãe de Deus, misericórdia desse povo, Ela foi em vida a mãe de Jesus, e pode até ter em vida ter intercedido, mas agora morta nada pode fazer Sl 115.17;Hb 9.27 E ela é mãe da Trindade? ), para que sejamos dignos das promessas de Cristo”R:Já somos por Cristo Rm 8.1; 31-33.
É bem complicado, vamos com calma.
Rainha? Considere que Jesus, Rei dos Reis, nunca foi casado. Se um rei não possui esposa, quem, portanto, é a rainha? R:Ninguém.Sua mãe! E isto se aplica aqui. Segundo a própria frase do autor, é complicado,R: na verdade é fácil vocês é que complicam. mas se Jesus nunca foi casado quem seria a rainha, ninguém! É muito claro isso.
Vida, doçura e esperança? Isto diz respeito à mediação de Maria, assunto que não abordaremos neste texto pela sua natureza mais profunda. Chamamos Maria desta forma porque ela é a causa, estritamente na forma subordinada “claro”, da nossa salvação, vida, doçura e esperança (que é Jesus). R:Maria nunca será mediadora, nunca será aceito esse falso argumento, pois o único argumento valioso é o que está na Bíblia e na Bíblia diz: 1Tm 2.5 único mediador entre Deus e os homens, Mas alguém pode dizer outra pessoa poderia mediar, se estivesse viva sim, porém, não como a mediação de Cristo, por ser recheada da nossa natureza humana e a de Cristo é divina.
Vossos olhos misericordiosos? Maria, como imaculada, tem misericórdia de seus filhos. Lembrando que todos somos seus filhos. Ela é nossa mãe, porque somos parte do corpo de Jesus, nascido de Maria. R:Meu Deus... como já mencionei 1Jo 5.1-5;Rm 8.1, filhos de Deus nascidos de Deus Jo 3.5-7. Nascer de Novo de Deus.
Clemente, piedosa, doce? Quem nega que a mãe de Jesus é clemente? Ou piedosa? Ou doce? Minha mãe (carnal) é! Quanto mais com um filho como Jesus, o filho de Deus! R:Ela foi tão piedosa como eu e vocês, mas filhos dela nunca. Mesmo porque no texto da cruz quando Jesus fala a frase eis aí teu filho e eis aí a tua mãe, era um costume judaico, vai me dizer que vocês não sabem?
Como vimos, são várias orações. Claro, existem entre nós questões sobre o rosário, como apontam alguns quando dizem que Jesus nos recomendou não rezar em “vãs repetições” como fazem os gentios (Mt 6,7). R:Concerteza! Mas vamos avaliar se o Pai nosso se repete em alguma frase? Portanto o que é vãs repetições? Aquilo que não adianta nada, não edifica, e que na época o recado erra forçar os deuses ou orar repetindo como o terço e o rosário que é inútil, a fazer alguma coisa, assim também é o rosário,vejo pessoas dormindo durante as orações do terço e do rosário, nossa como está edificando o sono das pessoas.
Mas notem todos que Jesus não condena as repetições, somente as que são “vãs”. Se nós condenamos católicos bêbados, não estamos condenando todos os católicos que bebem e nem significa que todos os católicos “são” bêbados. Isto somente significa que aqueles católicos que “estavam” bêbados são condenados. Aqui é a mesma coisa. Jesus disse para não rezarmos as repetições “que são vãs”, ou sejam, de nada adiantariam. E porque o rosário não é incluído nestas “vãs repetições”? Porque nele nós meditamos os mistérios da vida, morte e ressurreição de Cristo, e isto nunca será “vão”. A Ave-Maria somente é a base para todos estes mistérios. Nunca se acreditou que se consegue alguma coisa com uma certa quantidade de orações. O Rosário bem recitado é aquele bem meditado, com concentração. Onde as palavras não são somente balbuciadas, mas rezadas com fé. R:Quem foi feito pelos católicos e não está na Bíblia, visto que os católicos da época de Portugal não estavam habituados as longas orações e fizeram isso, que até hoje dá sono. Respeito as devoções de vocês, mas, nada me acrescentam de bom nem vejo acrescentar em ninguém a não ser sono e cansaço.
Então, da próxima vez que alguém se dizer um cristão, pergunte como honra a Maria. Se disser “não, obrigado, não sou idólatra, somente honro a Jesus”, pergunte então porque a Bíblia nos pede para honrarmos os santos (1 Pd 1,6-7), e porque Maria é tão grandemente favorecida. R:Concordo honrar não é orar para ela nem prestar culto que é o que vocês fazem, por isso idolatria e Mariolatria, deixem de enrolar, observamos que não é correto o que vocês fazem, podemos honrar o presidente apenas o elogiando e falando de sua obra, mas não precisamos de adorar ou venerar.
“Doravante, todas as gerações me proclamarão bem-aventurada R:–Feliz, sim ela foi felizarda, isso é verdade.
Pr.Wallace Kandahar
Pr!) (Lc 1,48).